top of page

Não há eventos no momento

Apresentação

No contexto da 9ª edição do ciclo de programação Práticas de Encontro, o Centro de Estudos de Teatro (CET/FLUL) e o estúdio de atuação O Canto do Bode, convidaram a artista-pesquisadora e pedagoga Ana Kfouri a dirigir a oficina focos móveis. O encontro promoverá a partilha de conceitos e dinâmicas da prática focos móveis, voltada à arte da atuação, no campo expandido das artes da cena, criada e desenvolvida pela Ana Kfouri ao longo de sua trajetória artística. Esta prática articula e entrecruza várias dinâmicas - exercícios técnicos, corpo, voz, respiração, dinâmicas sensoriais e dinâmicas da fala - que visam estimular processos intensivos de criação, além de todo um aparato técnico para lidar com a materialidade da língua, trabalhando uma fala performativa e não interpretativa. A prática Focos Móveis pode ser entendida como um treinamento, uma filosofia-prática, um pensamento-corpo, uma experiência arte-vida.  

 

Quando

Dia 28 de Fevereiro (Sábado)

Horário: Das 10h às 18h

 

Onde

Palácio Panca Palhas - Companhia Olga Roriz - Estúdio Jardim.

Travessa do Recolhimento Lázaro Leitão, nº.1, 1149-044, Lisboa. 

https://share.google/OTowhqKG9VvbCQlvC

 

Público indicado

Artistas iniciantes ou experientes, artistas da cena em qualquer fase de sua trajetória e profissionais de várias áreas que lidam com a palavra e que queiram trabalhar em campo expandido.

 

Inscrições 

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, a qual deve ser efetuada através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/vaz6pcLbapJsYZYYA e do envio de um e-mail para ocantodobode@gmail.com, com o comprovativo da transferência bancária referente à taxa de colaboração, no valor de 15€. O pagamento pode ser realizado via MB WAY (934 674 537) ou por transferência bancária para o IBAN PT50 0035 0355 00036727030 85.

 

 

 

 

 

 

 

Artista-investigadora, encenadora e atriz. Pós-doutorada no Programa Artes da Cena da ECO/UFRJ, é doutorada em Artes Visuais pela UFRJ e professora do Curso de Artes Cénicas da PUC-Rio. Integra o PPG Literatura, Cultura e Contemporaneidade do Departamento de Letras e Artes da Cena da PUC-Rio. Trabalha como preparadora de elenco para cinema e televisão (TV Globo). Em 2006, dirigiu a ópera I Capuleti e i Montecchi, de V. Bellini, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2017, criou o espaço CEAK – Centro de Estudos Ana Kfouri, dedicado à investigação artística. Foi distinguida pela Revista Questão de Crítica (2019) pela sua trajectória dedicada à criação cénica e à formação de artistas, bem como pelo espectáculo Uma frase para minha mãe, que encenou e atuou entre 2018 e 2021. Com diversos artigos publicados e prémios nas áreas de interpretação e encenação, Ana tem vindo a desenvolver, ao longo do seu percurso, uma investigação centrada na relação corpo–palavra. É autora dos livros Forças de um corpo vazado (7Letras/PUC-Rio, 2019) e Focos móveis – atuação no campo intensivo das artes da cena (Javali, 2025), obra pedagógico-artística que disponibiliza a prática criada pela artista no âmbito da arte do ator, uma espécie de livro-cena.

Organização

Vitor Lemos . Gustavo Vicente . Maíra Santos 

 

Práticas de Encontro é um ciclo de programação promovido pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o estúdio de atuação O Canto do Bode com vista a explorar o alcance epistemológico, afectivo e criativo que o encontro entre diferentes pessoas e colectivos pode proporcionar. Interessa-nos particularmente experimentar práticas alternativas de convivência, de diálogo e de reconhecimento da experiência vivida na relação com o outro enquanto forma de criação de mundos possíveis. 

 

O Canto do Bode é um estúdio situado em Lisboa voltado para a elaboração de processos e estudos sobre a atuação, ao aprimoramento psicofísico do ator/atriz-performer e ao desenvolvimento de projetos artísticos.

 

O Centro de Estudos de Teatro (www.ceteatro.pt) é uma unidade de investigação que, desde 1994, funciona como palco privilegiado de atividades de investigação artística e formação de investigadores para o estudo do teatro. Está sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) à qual pertencem vários dos seus membros e integra também investigadores e colaboradores de outras universidades e escolas do país, estudantes de doutoramento, investigadores de pós-doutoramento e profissionais de teatro.

Lançamento do livro

focos móveis

atuação no campo intensivo das artes da cena

 

No dia 27 de Fevereiro, às 18h30, será lançado, em Portugal, o livro Focos Móveis – atuação no campo intensivo das artes da cena, de Ana Kfouri (Editora Javali). O evento contará com uma conversa entre a autora e o artista da cena, professor e investigador do CET/FLUL e de O Canto do Bode, Vítor Lemos, orientada pelas questões levantadas neste livro pedagógico-artístico de Kfouri, lançado no Brasil em 2025. Focos Móveis constitui uma partilha do pensamento-corpo que atravessa a investigação da artista, centrada na relação corpo–palavra no campo intensivo das artes da cena, bem como na prática para atrizes e atores que a encenadora desenvolveu ao longo da sua trajectória. Fruto da investigação de pós-doutoramento realizada no PPGAC/UFRJ, o livro articula conceptualização e prática, apresentando dinâmicas descritas, filmadas e disponibilizadas através de links — uma espécie de livro-cena. Focos Móveis sublinha a urgência de, hoje, se trabalhar a relação corpo–palavra como base do ensino de forma mais expandida, com o objectivo de incentivar a discussão nas investigações académicas, nas pesquisas em linguagens artísticas, no meio profissional e na sociedade, propondo que a experiência com a palavra seja repensada e desenvolvida a partir da sua relação com o corpo.

Local: Livraria Saudade

Morada: R. Melvin Jones, 1600-867, Lisboa, Portugal

https://share.google/TvDM4l87KlGtRVYwu

Horário: 18h30 às 21h

bottom of page