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o canto do bode

O estúdio de atuação O Canto do Bode dedica-se à investigação dos processos de formação e criação do ator e da atriz. Vinculado ao Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CET/FLUL), suas atividades estão voltadas para o desenvolvimento de práticas e estudos sobre a atuação, e para a realização de projetos artísticos.

 

O nome escolhido para o estúdio remete à origem da tragédia, tradicionalmente conferida ao ritual em honra a Dioniso: o deus da uva e do vinho, da alegria, da transformação. Sob o efeito da bebida, os participantes dos cortejos dionisíacos cantavam e dançavam travestidos de bode, o animal no qual o deus metamorfoseava-se. Do canto dos "homens-bode" nasceu a palavra "tragédia": tragos, "bode", e oidia, "ode", "canção". O canto do bode é a manifestação do êxtase (sair de si) e do entusiasmo (unificação com o deus) naquela e naquele que expandem noções de "si mesmo" e de “realidade” para além dos limites do conhecido.

 

A investigação em curso no estúdio vem desenvolvendo um conjunto de práticas que exploram a ação física a partir dos legados de Stanislávski, Grotowski, Peter Brook atualizados por pressupostos do pensamento contemporâneo. As práticas oferecem ao ator e à atriz um trabalho sistemático e continuado sobre si mesmos e a ética de um estúdio, o tempo e a liberdade imprescindíveis para um exercício dessa complexidade.

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