
Agenda

Apresentação
A oficina apresenta a noção de um Teatro de Intensidades que tem como base uma Atuação por Estados, que é um modo de trabalho que coloca o atuar no centro do processo criativo do teatro. Quando falamos de procedimentos de atuação é fácil cair na tentação de estabelecer modelos e formas de trabalho, esta oficina propõe uma aproximação à uma atuação como um território de crise. Uma premissa do trabalho será pensar a personagem como instrumento da experiência criativa da atriz/ator. Vamos compartilhar referências e exercícios práticos sobre a técnica de atuação como construção que se materializa em cada pessoa que atua, porque no Teatro de Intensidades a atuação assume a incerteza como centro da experiência.
Quando
Dias 06 e 07 de Dezembro (Sábado e Domingo)
Horário: Das 10h às 13h e das 15h às 18h
Onde
Palácio Panca Palhas - Companhia Olga Roriz
Travessa do Recolhimento Lázaro Leitão, nº.1, 1149-044, Lisboa.
Público indicado
Atrizes e atores, estudantes de teatro, professores e professoras de teatro, encenadores e encenadoras interessadas em uma prática experimental em atuação.
Inscrições
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, a qual deve ser efetuada através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/vaz6pcLbapJsYZYYA e do envio de um e-mail para ocantodobode@gmail.com, com o comprovativo da transferência bancária referente à taxa de colaboração, no valor de 20€. O pagamento pode ser realizado via MB WAY (934 674 537) ou por transferência bancária para o IBAN PT50 0035 0355 00036727030 85. Em caso de desistência nas 48 horas que antecedem o início do workshop, não haverá lugar à devolução da taxa.

André Carreira é doutor em Teatro pela Universidad de Buenos Aires (1994). Realizou pós-doutorado junto a Richard Schechner (NYU) em 2011. Trabalha em projeto de pesquisa com Óscar Cornago (CISC Espanha). Foi professor visitante da Universidad Castilla-La Mancha (Espanha), da Universidad Central de Ecuador, da Universidad Nacional del Centro (Tandil, Argentina), da Universidad de La República (Uruguai) e Docente convidado da Universidad de Las Artes (Havana -Cuba). Atua como professor do PPGAC UDESC e no Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). Dirigiu espetáculos dos grupos: Experiência Subterrânea (Florianópolis), Teatro de Caretas (Fortaleza CE), Engasga Gato (Ribeirão Preto), As Graças (São Paulo), Teatro que Roda (Goiânia). É autor dos livros Ensaios sobre atuação: utopias de vagalumes (ed. Rizoma, 2023); Exercícios de Atuação: práticas no aqui e agora (ed. Rizoma, 2023); Teatro de invasión: la ciudad como dramaturgia (ed. Documenta Escénica, Argentina); Teatro de Rua: uma paixão no asfalto (ed. Hucitec, 2007); Meyerhold: Experimentalismo e Vanguarda (e-books, 2010); Estados: relatos de um processo de pesquisa sobre interpretação teatral (ed. Udesc, 2012), entre outros. Também é autor de vários artigos publicados em periódicos brasileiros e do exterior.



